Desigualdade e Violência: Determinantes, simbolismos e processos sociais - 2006/2008
 

            Descrição: Este é um sub-projeto de estudos etnográficos que faz parte do projeto do NUPEVI, anexado. É dividido em duas partes: 1) Investigar projetos sócio-educativos, instituídos nas favelas e nos bairros pobres para educar as crianças e os adolescentes pelo esporte, pela música e educação não-formal. O impacto da presença de tais projetos será estudado comparando-se os jovens que participam com os não envolvidos. O objetivo é saber porque alguns escolheram entrar e outros não, entendendo o que teria mudado na vida daqueles, inclusive a extensão de seus horizontes sociais, culturais e profissionais. As idéias que esses jovens têm em relação às profissões, aos estilos jovens, ao uso de drogas legais e ilegais, ao porte de armas será aprofundado em entrevistas e observação participante. Isso será feito em favelas da zona oeste, norte e sul. Tais projetos são implementados por ONGs, Fundações Privadas e Governos, bem como por moradores locais que voluntariamente socializam jovens pobres, seja pela cultura, ou esporte. 2) Um estudo das trocas intergeracionais nos projetos sócio-culturais no Rio de Janeiro. O objetivo é estudar a importância que tais projetos de associações culturais e religiosas têm nas vizinhanças pobres na prevenção da violência. Esses projetos têm entre suas finalidades a retirada dos jovens da situação de vulnerabilidade, transmitindo perspectivas de vida que aparecem na música, na dança e no teatro; em alguns casos, na importância da transmissão da cultura afro-brasileira. A existência do tráfico de drogas que controla militarmente as favelas altera as relações sociais nesses locais, mas não esfacela todas as relações nem esmorece seus moradores. Em alguns casos, as relações até se fortalecem, como na retomada das escolas de samba pelos seus componentes, no novo prestígio das velhas guardas, ou seja, na recuperação das raízes afro-brasileiras, bem como no trabalho de prevenção da violência, um esforço feito nas escolas de samba e nos terreiros de religiões

 

Situação: Concluído

 

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq e Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP